Tags

, , , ,

Existem duas passagens na bíblia que podem nos deixar confusos:

“Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! Is. 14:12”

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã. Ap. 22:16”

Se repararmos na primeira passagem, a Palavra fala do diabo. Caiu do céu, pois debilitava as nações. Foi expulso do paraíso porque se levantou contra o Senhor.
Se continuarmos lendo o capítulo 14 do livro de Isaías, podemos entender de quem se fala:

“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo.
Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? que a seus cativos não deixava ir soltos para suas casas?
Todos os reis das nações, todos eles, dormem com glória, cada um no seu túmulo. Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, coberto de mortos atravessados a espada, como os que descem às pedras da cova, como cadáver pisado aos pés. Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo. Que a descendência dos malignos não seja nomeada para sempre! Is. 14:13-20”

A Palavra diz que o diabo caiu do céu (ou foi expulso) porque tentou se igualar a Deus. Mas analisemos a outra passagem: Eu sou Jesus…sou a Estrela da Manhã. – Se Jesus é a Estrela da Manhã e o diabo também é descrito como estrela da manhã, eles, tecnicamente são os mesmos?

Não.

É muito simples de explicar.

Em quase todas as bíblias, quando Jesus é descrito como a Estrela da Manhã, ela está em letra maiúscula. Toda vez que algo ou alguém está em letra maiúscula, refere-se à Deus. A passagem em Isaías sempre descreve o diabo como estrela da manhã em minúsculo (salvo exceções), portanto não são os mesmos.

Mas então porque os dois tem o mesmo nome?

É muito simples também.
Existe outra passagem que diz:

“Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.
“Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro”
Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. Ap. 2:16-18″

Jesus afirma que será concedido àquele que seguir os mandamentos de Deus a estrela da manhã. Ou seja: a estrela da manhã é um dom, dom este que o diabo possuía quando era um anjo de luz.

Em hebraico, Lúcifer pode ser traduzido como estrela da manhã, pois significa “vindo da luz”, e, como o hebraico é uma língua muito reduzida em palavras, elas significam muitas coisas.

Mas então, Jesus diz no Apocalipse que Ele é Lúcifer?

Não, pois o Apocalipse foi escrito em Grego, que tem uma escrita muito mais rica que o hebraico.

O que podemos entender é que Jesus é a Estrela da Manhã, e que, à Lúcifer foi concedido o poder da estrela da manhã (dom), mas quando o mesmo se encheu de orgulho e tentou destronar o Pai, todas as unções presentes no anjo de luz se perderam, e ele deixou de ser a estrela da manhã.

Como é visto em João 8:58: Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! ” e em João 1:1 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus” ou seja, desde antes do mundo ser criado, Jesus já estava lá, afinal Ele é Deus, portanto, entendemos que Ele concedeu a Lúcifer o dom estrela da manhã, este que foi perdido e que é uma das promessas guardadas àqueles que creem.

Fonte: http://www.pregadoresdoevangelho.com.br/

Anúncios