Tags

, , ,

I. O CONTEXTO HISTÓRICO
1. Idolatria – II Cr 34: 3-7; II Rs 23: 4-7

O povo amado de Deus tinha se entregado tanto à idolatria, que não mais se lembrava de Jeová, chegando mesmo, a usar o seu templo para culto a deuses pagãos.

2. O Templo em situação precária – II Cr 34: 8,10

Imagine como estava o lugar mais sagrado para o judeu com o entra e sai de pessoas idólatras, sacrificando aos seus deuses todo tipo de animal. Precisava haver uma limpeza física e espiritual.

3. O Culto a Javé desativado – II Cr 34:3-7

O povo não trazia mais os dízimos nem as ofertas para a casa de Deus e, assim não havia sustento bastante para os sacerdotes e levitas. Eles abandonaram o ministério para cuidar das suas necessidades materiais. Quando o povo sonega os dízimos e as ofertas a obra de Deus fica prejudicada, pois os pastores tem que procurar um serviço secular para sobreviver com a família.

4.  A Palavra de Deus perdida, dentro do templo – II Cr 34: 14-15

Por este motivo o povo estava em tamanha frieza e ignorância espiritual; não conheciam a lei de Deus! Ela estava perdida dentro do próprio lugar de culto, onde o sacerdote deveria entrar duas vezes ao dia para realizar o seu trabalho, na presença de Jeová. Que triste quadro!

5. O próprio rei não conhecia a escritura divina . Como poderia  cumpri-la?

“Errais, não conhecendo as escrituras…” Mt 22:29
II Cr. 34:19-21 – Josias se assustou e temeu o juízo divino. Previu que o castigo estava às portas.

II. DEUS USOU JOSIAS PARA MUDAR ESTE QUADRO. ELE USA HOMENS!
Em tempos de crise e dificuldades, Deus sempre tem um homem chave para usar. “Homens (genérico) são o método de Deus!”

Por que Josias? Tão jovem (II Cr 34: 3), de uma família ímpia (II Cr 33: 21-3), não conhecia a Lei de Deus e mesmo assim, foi o “Homem de Deus” para aquele momento. Por que?

1. Porque, em meio ao pecado e idolatria, Ele não se contaminou, propondo, em seu coração, buscar ao Senhor. (II Cr 34: 2-3).

O cristão não pode ser “produto do meio”; não importa a geração pecadora em que vivemos; temos o dever de nos mantermos santos, sem tomar a forma do mundo ( Rm 12:1-), mas, pelo contrário, iluminar as suas trevas, já que somos “luzeiros” para nossa geração.(Fl 2:15)

2. Porque Josias andou nos caminhos do rei Davi, o “homem segundo o coração de Deus”, o rei ideal. (II Cr 34:2).

Davi matou, adulterou, foi desobediente ao Senhor, fazendo o censo  do povo à revelia de Deus, mas nunca foi idólatra, nunca se apartou da lei de Deus que dizia:  “ Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás,pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu poder.”  (Dt 6:4-5).

3. Porque, ainda moço, Josias se preocupava com o Senhor e determinou buscá-lo de todo coração para purificar o seu país dos pecados e desmandos em que se tinha mergulhado e, assim restaurar o genuíno culto a Jeová. (II Cr 34: 7).
Para usar na sua obra, Deus procura homens santos, corajosos, determinados, sensíveis às necessidades do Reino como foi este jovem rei. Homens que ponham, “em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça.”

III. JOSIAS LIDERA UM DOS MAIORES AVIVAMENTOS DOS TEMPOS BÍBLICOS

1. A Palavra de Deus é encontrada perdida dentro do templo (II Cr 34: 14-15)

a. Os trabalhadores começaram a obra de limpeza e reparo na casa de Deus.

b. Durante a limpeza, o sacerdote Hilquias encontrou um rolo onde estava registrada a Lei dada a Moisés, no Sinai. Provavelmente, este rolo continha os escritos de Deuteronômio.

c. Como a situação poderia ser diferente sem o conhecimento da Palavra de Deus?

O Sl 119:9 pergunta e responde:

“ Como o jovem pode conservar puro o seu caminho? Observando-o conforme os teus estatutos.”

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho.” (Sl1 19:105).

2.O Rei ouve a leitura da Palavra de Deus (II Cr 34:18)
a. O rolo da lei foi encaminhado ao rei e lido em sua presença. Josias se apavorou com a sua ignorância. Não sabia o que estava escrito naquele rolo!

b. Ml 2:7-8; Os 4:6 nos informam que era dever do sacerdote ensinar a lei ao povo, mas lá estava o sacerdote Hilquias se deparando com a Lei, perdida dentro da casa de Deus.

c. Dt 17: 18-19 diz que o rei teria que possuir um livro com uma cópia desta Lei para ler, todos os dias, e não se desviar dela. Esta cópia seria feita a partir do rolo que ficava diante dos sacerdotes e dos levitas. Como era possível o sacerdote Hilquias ser tão negligente?

Você é um líder? Não seja negligente; não perca a Palavra de Deus. Apegue-se, de coração a ela!

IV. O REI CONSULTA AO SENHOR (34:21-28)

1. Josias entendeu a gravidade da situação: o juízo estava às portas.
Confira o castigo que a Lei promulgava para estes casos. (Dt 28: 15,36 e seguintes)

2.  Seria possível evitar a pena?  Como proceder?

3. A profetiza Hulda foi consultada e entregou a mensagem divina: “O castigo virá, mas não durante o reinado de Josias.” Ele seria poupado porquanto o seu coração era reto diante do Senhor.

Vale a pena honrar a Deus. Ele nos vê, sempre! Ele não castiga o justo com o ímpio! (Gn 18:23 e seguintes)

V. A PALAVRA DE DEUS É RECOLOCADA NO SEU DEVIDO LUGAR E COMEÇA UM DOS MAIORES AVIVAMENTOS DA HISTÓRIA DE ISRAEL (II  Cr 34:28  e seguintes)

1. O povo se conscientizou da situação, através da leitura da Lei (V. 29-30);

2. Houve uma tomada de posição; uma volta aos ensinos da palavra:

a. Arrependidos, renovaram a aliança com Deus (V. 32);
b. Confiantes, se comprometeram a obedecer a Lei (V. 31);
c. Conscientes, restauraram o culto exclusivo a Jeová (V. 33):

– Cada obreiro se encaixou no seu posto para servir (II Cr 35:3,10,11,15);

– Celebraram a Páscoa que, há tempo, havia sido relegada. (II Cr 35: 1). Houve muita alegria!

– Trouxeram ofertas para o sustento dos ministros que tiveram, assim,condições de permanecer no santuário, pois tinham suas necessidades materiais supridas.( II Cr 35: 6-9).
VI. CONCLUSÃO

Toda nação impactada pelo Senhor, oferecendo a Ele o verdadeiro culto que lhe é devido!

Oh! Como precisamos deste avivamento para os nossos dias de tanta treva espiritual! Mas, para que o avivamento nos alcance, duas coisas precisam ser achadas:

1. Homens Chave

Homens piedosos e determinados, sedentos de sua presença e dispostos a pagar o preço de impactar esta geração. “Busquei entre eles um homem que estivesse … na brecha, perante mim por esta terra, para que não a destruísse; a ninguém achei.” (Ez 22:30)

Quem poderá ser este homem?
Josias foi “o homem” para a sua geração.
E para a nossa, será Você?
Permita que o Senhor ache a sua vida para usar!

2. As Escrituras Sagradas

A situação é grave.O mundo vive em trevas por não conhecer a Palavra de Deus. Sem conhecer, não tem como cumprí-la. (Rm 10:14).

Muitos grupos evangélicos, por sua vez, abandonaram o estudo da bíblia para correr atrás do moderno “Evangelho da Prosperidade”.

A maioria destes grupos substituiu a Escola Bíblica Dominical por reuniões onde acontece tanta coisa absurda e reina um histerismo escandaloso que nem parecem uma igreja.

O poder de Deus, revelado pelas escrituras é muito diferente do que andamos vendo por aí, ultimamente e, como nos dias de Josias, a escritura sagrada está perdida dentro de muitas igrejas.

Precisamos, urgente, reencontrar a palavra de Deus e dar- lhe o devido lugar em nossas vidas, em nossos lares, em nossas igrejas.

“Avivamento” sem a direção segura das escrituras pode ser qualquer coisa menos avivamento.

Você e eu podemos ser o embrião de um grande mover do Espírito Santo, começando em nossa vida pessoal; você pode  a mudar o mundo pelo conhecimento das Escrituras sagradas! Ame a palavra do Senhor. Estude-a. Proclame seu poder a todos e algo celestial acontecerá. Deixe-se ser achado pelo Senhor e ajude a mudar esta geração pela palavra do Senhor.

                        

Que Deus o abençõe!

Autor: Pra. Marlene Moraes de Sousa

Fonte: http://www.igrejabatistasmirna.com.br/

Anúncios