d0c63faebee0acbb16c0cafe6c5caa4f

Pensa rápido (sem googlar e sem percorrer os olhos em todo o artigo): “O que vem em sua mente a data de 31 de Outubro?”

Nesta data “tão querida”, fiz essa pergunta para 27 cristãos aleatórios no chat do meu Facebook e sendo que três era do meu círculo familiar que também são cristãos. Aleatórios porque propositalmente escolhi pessoas que em sua maioria, se não todos, não faziam ideia da resposta que eu daria. São cristãos que eu sei que tem uma longa estadia na Igreja, muitos até líderes maduros na Fé.

Eis os resultados:

1 respondeu-me  que era aniversário de algum conhecido;

1 disse que o que pensa na data de 31 de outubro é nele mesmo;

1 falou que era o dia do Senhor;

4  apenas o final de mês;

4 foram francos em falar que nada veio em mente;

5 lembraram da Reforma Protestante;

11 mencionaram o Dia de Halloween (o Dia das Bruxas).

Hoje cedo num programa de radio que possui enorme audiência em toda a região Sul do país, e que possui um publico diversificado e apresentadores que tem fama de formadores de opinião inteligente, mencionaram como de costume o dia de hoje. Eu não sabia mas hoje era dia também da Dona de Casa e do Saci (o representante do Halloween gaúcho); porém não mencionaram que também é dia da Reforma Protestante.

Também voltando pra casa agora, pouco antes de redigir esse artigo, vejo um grupo de pelo menos 20 jovens e alguns adultos na frente de uma Igreja Luterana tirando foto vestidos de fantasias em comemoração ao Halloween.  Onde quero chegar com tudo isso?

Eu quero refletir na seguinte questão:  Onde está a Igreja no dia 31 de outubro? Infelizmente terei de ser duro e franco em dizer que a Igreja de Cristo (seja ela protestante, radical, reformada, pentecostal, neo-pentecostal, bíblica, independente, discipulada, profética, apostólica, católica, gospel etc.) se desviou da Fé e da sã-doutrina? Será que ela esqueceu do mandamento que o Espirito Santo deu através de Paulo: “E não sede conformados com este mundo…” (Romanos 12.2)?

A conformidade é literalmente tomar a forma do mundo. E eu não falo da nossa capacidade mesquinha de fazer até Halloween Gospel (sim existe, e está tendo em alguma igreja hoje) afim de alcançar os perdidos que comemoram esse dia; eu falo de estarmos tão literalmente “conformados com esse mundo” a ponto de não lembrarmos do evento que talvez foi um dos mais importantes para a História da Igreja, desde o derramar do Espírito no dia de Pentecostes, em Atos.

Veja bem, não estou falando meramente de um dia comemorativo para os irmãos Luteranos. Se não fosse a Reforma Protestante, hoje essa Bíblia de 318 versões e estudos que você tem em mãos, nem estariam em sua cabeceira. E você não lembra desse dia, pois no mínimo não é grato a Deus por Ele ter usado Lutero afim de traduzir a Bíblia na Linguagem do povo e permitir que a Verdade do Evangelho chegasse ao alcance de todos os letrados e iletrados, clérigos e leigos.

Eu poderia me alongar mais, mas só quero que a Igreja hoje e nos próximos anos reflita o quanto do mundo nos conformamos. Halloween é só erva-daninha que cresceu junto com o trigo. Tem muito joio, com aparência de religiosidade, que tem crescido na Igreja e não vemos, não porque o Diabo cegou nosso entendimento, mas porque nos permitimos tomar a forma oca e vazia de um mundo sem Deus.

Encerro com a resposta de uma pessoa, que apenas torna urgente e necessário o clamor de toda a Igreja de Cristo na Terra:

O que vem em sua mente a data de 31 de Outubro?

“Vem em mente o dia da Reforma, junto com o pensamento de o quanto é triste ver as pessoas se ocupando com comemoração do dia das bruxas”.

