Tags

, , , ,

Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
Mateus 5:39

Esses últimos dias Deus tem falado muito comigo sobre essa questão de dar a outra face, isso porque tenho visto a revolta de muitos cristãos por causa de coisas que vem acontecendo nas últimas semanas. A principal reclamação que tenho ouvido é a de que as outras pessoas (não-cristãs) podem fazer o que quiserem, podem zombar a vontade e ninguém fala nada e que nós não podemos revidar que o mundo se vira contra nós.

Bem deixa eu dizer uma verdade, sim as coisas são dessa forma e não você não deve revidar, não vou dizer que não pode, afinal tudo lhe é lícito, mas direi que não deve porque nem tudo lhe convêm. Acredito que a maior dificuldade do Cristianismo esteja no fato de que ele é contra a auto-preservação, ele exige que você mate o seu Eu, é contra o seu ego, seu orgulho próprio e esses talvez sejam os “demônios” mais difíceis de matar.

Essa frase de Jesus resume bem como deve ser o nosso comportamento diante da humilhação, do sofrimento e da maldade. Sim, o mundo fará coisas extremamente ofensivas, tentará nos atingir zombando do nosso Salvador, fará piadinhas, blasfemará contra Ele e tudo mais, mas permita me dizer que nenhuma zombaria será maior do que aquela que Ele sofreu na Cruz, ali nu diante das pessoas, chicoteado, cuspido, estapeado, o mais indigno dos homens, zombado pelos homens e pelos demônios, e o que Ele fez? como diz Isaías:

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Isaías 53:7

E o discípulo não é diferente do Mestre, e não é uma questão de ficar calado, de braços cruzados sem fazer nada, afinal Ele sofreu calado, mas a Cruz foi o momento em que Ele fez mais do que todas as suas obras em vida, foi calado, sofrendo, humilhado, que Ele nos resgatou do pecado, foi o momento em que realmente vimos o quanto Ele nos amou. Não, isso não é fácil, sofrer injustiça calado é extremamente difícil, como eu disse vai contra nossa auto-preservação.

Eu disse uma vez que nada demonstra mais a crueldade do Opressor do que a não resistência ou a não violência do Oprimido, aprendi isso com Martin Luther King, com Mahatma Ghandi e muitos outros nomes que poderia citar, mas principalmente com o próprio Cristo. Nenhum ato expôs tanto a maldade humana quanto a crucificação do mais inocente dos Homens.

– Mas e como responderei aos maus?

Essa é uma pergunta muito boa e na bíblia encontramos algumas recomendações quanto a isso, vejamos:

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:21

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Mateus 5:44

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Lucas 6:27

Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;
Provérbios 25:21

Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Romanos 12:20

A nossa maior resposta ao mundo tem, e deve, ser o Amor, aos que te humilham demonstre Graça, lave os pés dos seus perseguidores, dê-lhes de comer, ame incondicionalmente, porque é com esse amor que você é amado. Entristeça-se profundamente com as atitudes erradas das pessoas e ore por elas, ame-as, porque no final das contas como o próprio Cristo disse na Cruz, olhando para todas aquelas pessoas:

“Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem!

Esta é uma lição pra ser aprendida dia após dia, ela não é fácil e nem agradável mas Cristo deixou o exemplo para que nós pudéssemos imitá-lo. A ira, a raiva, o ódio brotam muito rápido no coração humano, o amor é uma arma mais lenta, menos invasiva, mas é a mais poderosa de todas e nos final ele vence, porque, como disse Paulo, todas as coisas irão passar mas o Amor permanece.

Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura, Sola Christus, Soli Deo Gloria

Fonte: http://cristianismoevolutivo.blogspot.com.br/

Anúncios