Tags

, , , ,

Como introdução desta matéria, já vamos iniciar definindo o que é uma e outra. Música evangélica seriam os cânticos, hinos e salmos entoados nas Igrejas ou feitos em Cd´s, com relação a experiências vividas dos crentes só com Deus em forma de louvores, dedicação, consagração, adoração e exaltação ao Altíssimo Senhor Deus; música mundana seria a chamada “música secular”, não os ritmos, porque nas Igrejas se cantam músicas de diversos ritmos, o que faz a diferença é para quem é dirigida à canção, e como é música mundana, o próprio nome diz que é para o mundo ou do mundo, sendo assim, tudo aquilo que não é para Deus, não é de Deus, e o que não é de Deus é do mundo.
No livro de Salmos vamos encontrar diversos versos em louvor e adoração à Deus, não só neste livro, mas em outras partes da Bíblia vemos Moisés, Miriam, Jeremias, Isaías, Ana, Maria, Zacarias, Jesus, Paulo, os apóstolos e até mesmo em Apocalipse o apóstolo João narrando em passagens do livro, onde todos os povos, línguas e nações dariam à Deus louvor e o adorariam com joelhos dobrados e ainda cita cânticos novos, específicos e dos anjos.
Com isto vemos claramente o quão importante é a música, pois ela traz uma ligação muito forte nos três níveis do homem, tanto no corpo, alma como no seu espírito. O diabo sabe disto, pois o mesmo era querubim (Ezequiel 28:14) que, como tal sabe que na presença de Deus os louvores são entoados, pois o Senhor habita no meio dos louvores (Salmos 22:3). Por isso vemos que na humanidade, em todos os cantos do planeta existem canções como uma forma mais alta de expressar algo à alguém (tanto com mensagens sentimentais como de protestos e ideologias).
É muito forte a influência que a música traz sobre o ser humano. Como mencionado acima, o diabo sabendo disto, tenta influenciar a humanidade com a música atingindo os três níveis do homem. Não existe um homem se quer que não tenha uma conexão musical (com algum gênero), seja axé, rock, sertanejo, funk, clássica, samba e outros. Em cada um destes, se tem cantores mundanos que expressão em suas composições mensagens.
O que é mensagem? Mensagem é o objeto da comunicação, informação, apresentação. Diante disto, a música acaba por se comunicar com seu ouvinte, e isso acontecendo diversas vezes introduzirá no mesmo algo que ela traz. Vemos por aí diversos grupos de fãs de determinado cantores ou bandas que seguem à risca tudo os que eles expressam em suas canções.
É notório ver que uma música sensual (letra e música) como o funk carioca, o axé da Bahia e o sertanejo universitário do centro-oeste, traga influencia para seus apreciadores no tocante sua mensagem. Basta observamos os bailes funk´s, só dá prostituição, sensualidade, depravação e o rebaixamento da mulheres a poses de humilhação, sadomasoquismo. O mesmo será com as outras que trazem o mesmo tipo de mensagem.
Outras músicas mundanas tem seu sentido mais voltado para o lado sentimental, romântico, enaltecendo o sentimento carnal de um ser humano por outro. Em outros casos, é protesto!
O que podemos resumir e chegar à uma conclusão, é que tudo isto foi feito tanto para a degradação do homem como para a exaltação dos sentimentos da humanidade, esquecendo assim de Deus.
Não é pecado escutar uma música do mundo, acredito que todos nós querendo ao não, acabamos por decorar algumas canções ao estarmos assistindo televisão, no carro de algum colega de trabalho, no ônibus ou em época de política (aqueles “sons” chatos), até mesmo quando você vai estudar música, tens que ouvir algumas para aprender os estilos.
O problema é quando (assim o pecado vem, pois nos afastamos de Deus) começamos a gostar de música do mundo, deixando de lado o louvor e adoração à Ele, sendo influenciados pelas idéias que as mesmas trazem. É IMPOSSÍVEL alguém que escuta música do mundo não cair na fé e se enfraquecer espiritualmente.
A maioria das composições de pessoas do mundo são de pessoas deprimidas, drogadas, promíscuas, homossexuais, que tem uma fé diferente da nossa, abominam os que seguem a palavra de Deus. Com tudo isto, não tem como não “pegar” o mesmo espírito, pois a música traz em si um discipulado. Por exemplo, se um determinado jovem alegre, socialmente normal, conversador, o mesmo se atém a ouvir música depressiva o dia inteiro, com toda certeza, ele se excluirá do convívio com os outros, será propenso a cometer suicídio e acabará por vivenciar aquilo que lhe é oferecido aos ouvidos.
Tem compositores mundanos que fazem músicas trazendo apologia às drogas (planet hemp, racionais mc´s, rappa), outros ao homossexualismo (Cazuza, Legião Urbana, Cássia Eller, Adriana Calcanhoto), suicídio (Evanescense, Kiss, Marilyn Manson), violência (Iron Maiden, Black Sabbath, Rage Against the Machine), sem contar os sertanejos que é uma completa indução às pessoas a terem uma baixa estima, serem dadas ao alcoolismo e adultério.
Eu lhe pergunto, o que de bom foi citado acima nos exemplos, para a vida de um crente no Senhor Jesus? Como que uma pessoa ao ouvir este tipo de música, não sofreria influencias demoníacas em sua vida?
A resposta para essas perguntas são simples. Não tem nada de bom e é impossível o crente não ser atacado por demônios. Uma pessoa que ao entrar em seu veículo ou em sua casa, sempre se apega a músicas mundanas para relaxar, pensar, distrair ou mesmo para ouvir algo que agrade seus ouvidos e também que fale de sua dor, será bombardeada pelo mesmo sentimento de quem compôs aquelas canções.
Para terminar, é necessário para o crente entender, que ele foi chamado não para receber glória, mas para dar a Glória UNICAMENTE à Deus (Salmos 149:1 e Apocalipse 5:13).
Depois do dia do Juízo Final, muitas coisas deixaram de existir e serem feitas, mas o Louvor e a adoração continuarão, pois ela (a música) existe antes da fundação da Terra e continuará depois dos tempos e épocas. A toda música seja dada ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, que elas contem dos seus grandes feitos e maravilhas, da multidão de suas misericórdias. A música é uma oração cantada, e toda oração tem que ser dirigida ao Criador dos céus.
Da mesma forma que um que escuta músicas do mundo recebe seus espíritos, o que escuta músicas para Deus recebe do seu espírito. E aí, quer receber o espírito que está sobre a Lady Gaga ou o Espírito Santo que está sobre a vida de algum adorador do Deus Altíssimo?
Deixo aqui na parte final, algumas referências bíblicas sobre o tema:
Salmos 79:3; Salmos 104:33; Salmos 149:6; Provérbios 27:21; Jeremias 17:26; Salmos 98:4; Salmos 47:7; Salmos 30:12; II Samuel 22:50; Êxodo 15:11; Lucas 19:37; Tiago 5:13.
Que ao cantar altos louvores ao Senhor, que seja derramado sobre ti o Seu Espírito, com canções de graça e súplicas.
Só à Ele seja da a Glória, a honra, força, louvor e adoração para sempre e sempre, amém.

Fonte: http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/

Anúncios