Tags

, , ,

Muitas pessoas conhecem o seriado Chaves, incluindo muitos cristãos. Mesmo depois de mais de 28 anos no ar, Chaves continua passando todos os dias na TV aberta. Entretanto, tenho visto muito material evangélico na internet criticando Chaves e até mesmo o seriado Chapolin, de mesmo autor e mesmos atores. O objetivo desse artigo é rebater tais críticas e mostrar que o seriado Chaves pode sim transmitir mensagens edificantes para crianças e adultos, inclusive aqueles que aceitaram Jesus e têm a Bíblia como única regra de fé e conduta.
Inicio minha análise pelo episódio em que Chiquinha alerta Chaves, depois que ele leva um cascudo de Seu Madruga: “As pessoas boas devem amar seus inimigos”. A ideia de amar todas as pessoas, incluindo os inimigos, é bíblica e encontra-se em 2 Tessalonicenses 3:15, Mateus 5:25, Romanos 12:20 e também na passagem mais célebre, em que Jesus Cristo está proferindo o sermão da montanha e diz: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai celestial” – Mateus 5:44.
Em outro episódio, Chaves quer acertar uma martelada em Quico depois que Quico quebrou o ovo que Chaves iria comer. Em seguida, Seu Madruga toma o martelo da mão do Chaves e diz: “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”. Vários versículos bíblicos rechaçam a vingança realizada por mãos humanas, como Provérbios 20:22, 1 Samuel 25:32, Romanos 12:19 e o próprio Jesus disse que “ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses” – Lucas 6:29.
Ainda em outro episódio, Dona Clotilde oferece xícaras e pires emprestados para o professor Jirafales. Depois de uma leve recusa inicial, Dona Clotilde insiste, afirmando: “Os seres humanos devem sempre fazer favores aos seus semelhantes”. A ideia de servir aos outros também é bíblica e encontra-se em Lucas 22:27, inclusive o próprio Jesus disse que “bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” – Mateus 20:28.
Em outro episódio, Seu Madruga chega à vila, encontra Chaves e diz a ele que ouviu falar de uma frase muito bonita. A frase seria mais ou menos assim: “Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar”. Que grande verdade! Os perigos de ser preguiçoso e não trabalhar podem ser encontrados em Provérbios 21:25 e o apóstolo Paulo ressaltou a importância do trabalho quando disse que “nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós” 2 Tessalonicenses 3:8.
Da mesma forma, vários outros episódios possuem mensagens edificantes, dos quais eu pinço alguns exemplos. Seu Madruga disse as seguintes frases: “Somente as pessoas ruins sentem prazer em ver o sofrimento alheio”; “Eu, mesmo sem um centavo no bolso, trago sempre no rosto um sorriso franco e espontâneo”; “Sou pobre, porém honrado”. Chaves, na fala final do episódio em que ele visita a casa da Dona Clotilde, ensina que: “Mas agora já sabemos que ninguém deve se guiar pelo que as pessoas parecem e sim pelo o que elas são. E que no mundo há muitas pessoas boas”. Quico, no fim da sua festa de aniversário, ao fazer um pedido soprando as velas do bolo, diz: “Por isso eu digo que é melhor pedir isso! Aprender a compartilhar as nossas coisas!”
Além das falas dos personagens, há músicas na série que adotam um tom evangelístico claro. Em primeiro lugar, a parte final da saga do festival da boa vizinhança, inédita no Brasil, mostra Chaves conclamando o telespectador a aceitar Jesus como amigo. Segue a letra e o vídeo:


(a partir de 19min10s do vídeo)

Letra da música “Ouça bem, escute bem”:
Ouça bem, Escute bem
Pois ele quer amigos
Ouça bem, escute bem
Pois ele quer você
Ouça amigo
Ouça bem o que lhe digo
A felicidade é ter Jesus
Um companheiro que será sempre sincero
Não há quem seja como Jesus
Ouça bem, Escute bem
Pois ele quer amigos
Ouça bem, escute bem
Pois ele quer você
Ouça bem, Escute bem
Pois ele quer amigos
Ouça bem, escute bem
Pois ele quer você
Triste de verdade
É perder uma amizade
Mas sabe na tristeza
Chame Jesus
Porque ele não deixa
Sem resposta qualquer queixa
Não há quem seja como Jesus
Ouça bem, Escute bem
Pois ele quer amigos
Ouça bem, escute bem
Pois ele quer você
Ouça bem, Escute bem
Pois ele quer amigos
Ouça bem,, escute bem
Pois ele quer você
Lá, lá ,lá lá lá lá lá lá lá…
Essa música também é cantada no episódio especial de Ano-Novo do Chaves, esse sim passando aqui no Brasil pelo SBT, na maioria dos finais de ano.
Em segundo lugar, outra música que também é de conteúdo cristão é “Queria ter sido um pastor”, cantada apenas uma vez, no episódio “Os Hóspedes do Senhor Barriga”, um episódio que se passa na época do Natal e remete a criança para o verdadeiro significado do Natal. Segue a letra e o vídeo:

Letra da música “Queria ter sido um pastor”:
Queria ter sido um pastor
Daqueles que na noite bela
Chegaram para ver jesus
Seguindo a luz de uma estrela…
Queria ter sido um pastor
E que era um sonho meu
Cantar quando aconteceu
Quando Ele nasceu, Menino-Deus…
Eu sei que também houve reis
E anjos tão cheios de amor
No entanto essa noite eu apenas
Queria ter sido um pastor…
Queria ter sido um pastor
Ter ido, correndo ao casebre
Cantando com o coração
Alguma canção, muito alegre…
Queria ter sido um pastor
Veria um bebê sem igual
Não esqueceria jamais
A noite de paz, de Natal…
Eu sei que também houve reis
E anjos tão cheios de amor
No entanto essa noite eu apenas
Queria ter sido um pastor…

Mesmo assim, muitos cristãos vão dizer que Chaves é espiritualmente prejudicial, principalmente por dois motivos, em suma: os personagens dão mau exemplo, pois as crianças desrespeitam os mais velhos, dentre outras coisas; e o cachorrinho da Dona Clotilde chama-se Satanás. Em primeiro lugar, os personagens podem até cometer agressões e ofensas uns contra os outros. Entretanto, eles são unidos e benevolentes quando há realmente um problema sério. No episódio dos churros da Dona Florinda, a própria diz ao Seu Madruga, ao final quando ele assume a culpa de ter comido os churros, protegendo o Chaves, que dava gosto tê-lo como vizinho, pois ele era um homem realmente. Em segundo lugar, o nome do cachorro foi escolhido para adicionar comicidade ao episódio, tendo em vista que a graça está em as crianças assustarem-se ao ouvir Dona Clotilde pronunciar o nome do animal.
Dessa forma, não vim através desse artigo dizer que o Chaves é conteúdo cristão ou gospel. De maneira alguma! Chaves continua sendo algo secular. Entretanto, mesmo no conteúdo secular, podemos encontrar lições de vida edificantes e mesmo o nome de Jesus sendo lembrado. Logo, penso que o seriado Chaves pode ser assistido por pessoas de todas as idades, incluindo crianças e adultos cristãos.

Autor: Rodrigo Bilhalva

Anúncios